Eu sou do tipo de pessoa que sofre por antecipação. Tento mudar, é difícil.
Mas tenho uma grande vantagem; também curto muito as boas coisas bem antes delas acontecerem. Sou muito feliz por antecipação.
Um exemplo é que daqui 20 dias saio de férias. Vou fazer uma viagem incrível, que já está programada há mais de seis meses. Ou seja, há um bom tempo que estou curtindo isso. Parece até que já fui e voltei várias vezes, e é tão gostoso esperar pelo dia do embarque!
O problema é que as pessoas que são felizes por antecipação têm uma inimiga: a maldita da expectativa. Como ela consegue sabotar coisas boas só porque acha que deveriam ser melhores do que realmente são. As coisas podem até ser boas, mas como imaginávamos que seriam melhores, viram mais ou menos.
Uma vez ouvi num filme uma frase que me marcou muito. Na verdade, o filme era uma grande porcaria - Tudo por 1 Real, eu acho que era esse o nome -, mas valeu só pela frase: - Aumente seus padrões diminuindo sua expectativa. É isso!
Se a nossa expectativa for um pouco menor, as coisas serão melhores!
O cálculo é simples e a teoria é linda, mas é muito difícil lutar contra ela. Até porque não existe nada melhor do que ter uma expectativa superada. Acho que é por isso que continuo alimentando as minhas. Só para ver quando vou sentir isso de novo. É raro, por isso especial. Mas acontece.
Ah, essa da foto sou eu messss...Crédito da imagem: Gusta (2006).
|